Atletismo





Associação Cultural Bunheirense
-história

A Associação Cultural Bunheirense é fundada a 9 de Outubro de 1978 por um grupo de jovens amigos, que durante fins-de-semana e férias, encontraram no futebol um motivo de reunião e convívio, já que a sua localidade não lhes oferecia qualquel tipo de alternativa de entretenimento de ocupação de tempos livres.
Estes 27 fundadores, seguindo os seus próprios meios, começam por criar jogos de sala e de futebol numa clausura perto da casa dos pais de um dos fundadores.
Passado algum tempo estes mesmos fundadores foram constrangidos a abranger um pequeno bar aberto à população no sentido de angarear fundos para fazer crescer esta colectividade.
Os primeiros jogos de futebol abertos à sociedade foram: casados contra solteiros, trabalhadores contra estudantes e por fim Norte contra Sul.
(curiosidade: actualmente estes jogo aindam são feitos em datas comemorativas como 25 de Abril e no 1 de Maio)
Apartir daí a ACB abrangeu mais modalidades desportivas ao clube como o atletismo e o Hípismo, que criaram grandes atletas.
Com brevidez o ACB ficou conhecido como um exelente clube graças à imprensa criada pelos fundadores com o nome de “Gente da Ria”.
Grandes eventos teatrais encheram as salas da junta de freguesia do Bunheiro, com um grupo de teatro criado pela ACB e que muito animava a sociedade dos anos 90.
No entanto outras actividades foram proporcionadas ao longo dos anos nomeadamente: tardes desportivas,rally-papers, concursos de fotografia, poesia e desenho, maias, bailes, cross da Páscoa, passeios de autocarro, noites de fado, espectáculos de magia, hipnotismo, almoços e jantares.
A secção desportiva é a responsavel pela a organização de torneios de Futebol, ténis de mesa, snooker, sueca, concursos de pesca e tiro ao alvo.
O atletismo com uma equipa composta em média por 15 a 20 atletas continua a levar o nome da ACB ao pódio em provas nacionais e internacionais.
A outra secção, a do hipismo, continua a cativar multidões para os passeios a cavalo e provas equestres.
Actualmente a ACB tem várias secções: a cultural, a do atletismo, hipismo, teatro, musica, danças de salão danças tradicionais e a secção do karaté.
As instalações são o resultado de muito trabalho e de pessoas abregadas como a gerencia e sócios.Hoje em dia as instalações abrangem um campo polidesportivo onde se realizam os treinos de atletismo dados pelo treinador João Ruela, mas também onde se realizam torneios de futsal, basquetebol e ténis, também incluem bancadas, dois balneáreos, uma casa de banho feminina, uma masculina e uma arbital, sendo a sede um edificio com internet, WC´s, duas salas, uma sala de jogos, cozinha, bar e sala da presidência.
A Associação, com um número que já ultrupassa os mais de 700 sócios, tem como objectivo principal a promoção social, cultura, recreativa e desportiva dos sócios, abrindo-se sempre a população local, visitantes e aos emigrantes. Neste sentido, a ACB, é um centro de encontro e de convívio e sempre acarinhando e apoiando aqueles que frequentam e que visitam a sua sede.



*Peço imensa desculpa caso o documento contenha algum erro.







Modo de treino da secção de Atletismo

Os treinos dão-se geralmente durande segundas, quartas e sextas-feiras, pelas 19:30h até ás 21:00h, mas os dias podem depender consoante a existência de provas ou não, não seria bom os atletas treinarem durante uma Sexta-Feira tendo prova durante o fim-de-semana.
Os treinos propriamente ditos podem ser:
-treino de barreiras;
(é um treino em que cerca de meia dúzias de barreiras se encontram a pouco espaço entre si e os atletas têm que caminhar por elas com alguma brevidade para treinarem assim a técnica, após isso as barreiras são afastadas bastante da distância inicial e, com toda a velocidade do atleta não saltar mas passar as barreiras, para treinarem a sua agelidade e frequência da passada.)
-treino de forte leg;
(é um treino em que os atletas se dirigem para a freguesia do Monte, e correm durante cerca de quarenta e cinco minutos, num percurso com cerca de 500 metros em que alternam numa volta lenta e uma volta rápida, ou incluido, em substituição das voltas lentas, uns sprints.
-treino de circuito;
(consiste em vários tipos de exercicios como: saltar barreiras de pés juntos, abdominais, flexões, dorsais, musculação de braços e de pernas, salto a corda, saltar com peso ás costas, e saltar para o ar em cima de uma caixa, estes exercicios realizam-se num periodo espaço de tempo com cerca de um minuto)
-treino de séries:
(treino em que os atletas se dirigem para a freguesia do Monte, mais precisamente para um circuito com  de 1Km, em que fazem cerca de 4 ou 5 voltas tentando sempre bater o seu próprio tempo da volta anteior)
-treino de rampas
( os atletas com o transporte do clube vão para Estarreja e durante cerca de 30 mim fazem sprintes numa subida com 100 a 150m de extenção sempre com o cronómetro em funcionamento)
-treino de montanha
( os atletas vão igualmente para Estarreja em que correm cerca de 30 a 45 minutos passando pela subida do hotel EUROSOL.)
Treino extra semana
( os atletas quando nao têm nenhuma prova durante um fim-de-semana por qualquer motivo dirigem-se normalmete para as duras dunas da torreira para fazerem um treino que exige muitas capacidades dos atletas em que correm durante 30 a 45 minutos).

*Todos estes treinos envolvem flexibidade no príncipio e no fim do treino
juniores no pódio
Joaquim e Filipe!

A equipa Maravilha




A Gerência


Gerência ACB

ASSEMBLEIA GERAL:
Presidente:            Daniel Henriques Bastos
1º Secretario:        José Luciano Esteves Lopes
2º Secretario         : Licínio Silva Ramos

DIRECÇÃO:
Presidente:            António Miguel Tavares Pinho
Vice-Presidente:   Miguel Abraão Matos Pereira
Secretario:            Ana Isabel Tavares de Oliveira Castro
Tesoureiro:           Raquel Daniela de Sousa Lopes


Vogais:  
- José Dionísio da Silva Traça
-   Manuel Pedro de Oliveira Tavares Ruela
- Manuel Tavares Sousa
- João Carlos Valente Garrido
- António Tavares de Pinho

Comissão de Apoio: 
- Domingos José Tavares Ruela
- António Sousa Cirne
- António Abel Amador Almeida
- João António Pinho Ruela
- Maria Isabel Esteves Lopes
- Joaquim Daniel Rodrigues da Silva 
- João Martinho Tavares de Sousa
- Alberto da Fonseca Carinha
- Pedro Rafael Tavares Garrido



CONSELHO FISCAL:
Presidente: António Maria Santos Sousa
Vogal:         Manuel Fernando Barros Silva
Vogal:         José Manuel Tavares Silva