Vela




Tendo como pano de fundo o estuário do Tejo, realizou-se, no passado dia 22 de Maio, a Regata do Dia da Marinha, prova organizada pelo CNOCA (Clube Náutico dos Oficiais e Cadetes da Armada), destinada a barcos de cruzeiros, na classe ANC, nas divisões (A, B, D e E). Em prova estiveram 54 cruzeiros da classe ANC, divididos pelas 4 divisões.
Em prova, a representar a ANT, esteve o velejador Paulo Silva, no B2 de Miguel Rocha, na função de trimmer, na classe ANC/B (20 barcos).
Foi realizada uma regata de percurso longo, com largada em Belém, rondar a bóia de Caxias (BB), Trafaria (BB), novamente Caxias (EB) e chegada em Belém. Com vento entre os 6 e os 10 nós de NW, o B2 terminou a regata com um tempo de 2h 59m 50s.
No final com o tempo corrigido, o B2 ficou em 2º lugar, na classe ANC/B.










1ª Prova de Apuramento Nacional




da Classe Laser




Gustavo Lima




 
A Classe Laser Standard contou com oito velejadores, a Laser Radial com 20 participantes e a Laser 4.7 com 33.
Durante os dois dias de prova foram realizadas cinco regatas para a Classe Laser Standard e quatro regatas para os Radial e 4.7. O vento foi sempre fraco e a forte corrente que fazia sentir-se no campo de regatas exigiu muita perícia de todos os concorrentes.
A representar o Clube Naval de Cascais, Gustavo Lima mostrou que a experiência e a habilidade são fundamentais, pois apesar de não navegar de Laser há mais de dois anos não teve dificuldade em superar seus adversários e vencer todas as regatas da classe Laser Standard. Tiago Morais, do Clube Naval de Leça, e José Tor Jervell, do Clube de Vela Atlântico, finalizaram no 2º e 3º lugar respectivamente.
Nos Laser Radial, o domínio foi dos velejadores da região Norte com Francisco Menezes, do Clube Naval de Leça em 1º eLuís Manso, do Clube de Vela Atlântico a conquistar o 2º lugar. Pedro Miguel Roque, do Clube Naval de Portimão completou o pódio levando o 3º lugar.
A disputa na Classe Laser 4.7 foi intensa, com diversos velejadores a lutar pelos lugares cimeiros da tabela de classificação. No final, vitória de Maria Luísa Cunha, do Clube Naval de Leça que levou duas taças para casa, pelo 1º lugar da classificação geral e 1º lugar feminino. Pedro Furtado, do Clube Naval de Portimão e David Petiz, do Clube Naval de Leça obtiveram o 2º e 3º lugar respectivamente.

___________________________________________________________________
Velejador Murtoseiro em destaque



Regata Aniversario CNL / I Club race       
Realizou-se, no passado dia 29 de Janeiro, a regata Aniversario do Clube Naval de Lisboa, aberta a barcos de cruzeiros da Classe ANC. Em prova estiveram 34 cruzeiros divididos por 3 classes, ANC A/E – 17 barcos, ANC/B – 11 barcos e ANC/D – 6 barcos.
 O velejador Paulo Silva da ANT participou a bordo do B2 de Miguel Rocha, na função de trimmer, na classe ANC B.No final o B2 alcançou o primeiro lugar na Classe ANC/B.
1ª Club Race - CNC       
Já no dia 30 de Janeiro, teve lugar a 1ª Club Race, regata organizada pelo Clube Naval de Cascais, aberta a classe de cruzeiros. Em prova estiveram 12 cruzeiros, com 3 classificações diferentes, handicap CNC – 12 barcos, ORC – 4 barcos e ANC – 6 barcos.
 A representar a ANT esteve o velejador Paulo Silva, abordo do Atria 45 de Marius França, na função de proa.
Na classificação final, o Atria 45 obteve o 3º lugar em Handicap CNC, na classe ORC obteve o 1º lugar e na classe ANC obteve o 2º lugar.     
______________________________________________________________________________________________

Ao leme de um Moliceiro


Eu numa das bateira do meu pai


Eu noutra bateira









Adoro andar tombado!






Mais à frente irei demonstrar como andar á bela!